quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Estudo dirigido

Situando o Portfólio

O estudo dirigido surge a partir do testo Situando o Portfólio que traz as diferentes concepções e características de um portfólio e suas contribuições para o ensino e a aprendizagem.

1.            O que é portfólio?

É uma pasta grande e fina em que os artistas e os fotógrafos iniciantes colocam amostras de suas produções, as quais apresentam a qualidade e a abrangência do seu trabalho, de modo a ser apreciado por especialistas e professores.

2.            Outras formas de denominar o portfólio?

Porta-fólio e portfolio.

3.            De onde se originou o uso do portfólio em educação?

Em educação, o portfólio apresenta várias possibilidades: uma delas é a sua construção pelo aluno. Nesse caso, o portfólio é uma coleção de suas produções, as quais apresentam as evidências de sua aprendizagem.

4.            Diferença entre portfólio de arquivo de trabalho?

De acordo com Easley e Mitchell. Um arquivo é simplesmente uma coleção de trabalhos dos alunos. Em contraste, o portfólio é uma seleção de trabalhos do aluno. Um portfólio não é apenas um arquivo, mas é parte de um processo de avaliação que ensina os alunos a avaliar e apresentar seus próprios trabalhos.

5.            Alguns objetivos comuns quanto ao uso do portfólio?

Procuram motivar os alunos menos capazes ao fornecer-lhes “algo para mostrar por esforços”, além do que poderia, de outra forma, ser uma série decepcionante de notas e níveis;
Fornecem aos alunos oportunidades de declarar sua identidade, documentar e mostrar coisas que são importantes para eles;
Oferecem aos alunos oportunidade de refletir sobre suas experiências e seus extintos dentro e fora da escola e, assim assumir maior responsabilidade por aquelas experiências e por aqueles êxitos;
Estimulam e apresentam alguma forma de reconhecimento dos resultados e êxitos além do domínio acadêmico;
Fornecem evidências mais diversificadas da competência do aluno e do sucesso ao público externo, como pais e empregadores.

6.            Cite os cincos elementos que o trabalho como portfólio oferece.

Primeiro: o uso do portfólio beneficia qualquer tipo de aluno. O desinibido, o tímido, o mais e o menos esforçado, o que gosta de trabalhar em grupo e o que não gosta, o mais e o menos motivado ou interessado pelo trabalho escolar, o que gosta de escrever e até o que não gosta – porque ele pode passar a gostar assim como pode apresentar suas produções usando outras linguagens.
Segundo:  Os alunos declaram sua identidade, isto é, mostram-se não apenas como alunos, mas como sujeitos dispostos a aprender. Sua história de vida e suas experiências são conhecidas e valorizadas.
Terceiro:  As atividades escolares levam em cotas as experiências vividas pelo aluno fora da escola, dando sentido à sua aprendizagem.
Quarto: O aluno percebe que o trabalho escolar lhe pertence; portanto, cabe-lhe assumir responsabilidade por sua execução.
Quinto: Como o portfólio motiva o aluno a buscar formas diferentes de aprender, suas produções revelam suas capacidades e potencialidades, as quais poderão ser apreciadas por várias pessoas.

7.            Quais os princípios norteadores para o trabalho com o portfólio? Explique cada um deles .

O primeiro deles é a construção. Essa construção se assume de diferentes formas, dependendo da idade dos alunos, do curso, da atividade a ser desenvolvida e o tempo disponível. A orientação que o professor dará ao processo de construção também é viável.

Outro principio, reflexão, o aluno decide oque incluir e, ao mesmo tempo analisa suas produções, tendo a chance de refazê-las sempre que quiser e for necessário.

Criatividade, princípio que se acrescenta. O aluno escolhe a maneira de organizar o portfólio e busca formas diferentes de aprender. Ele é estimulado a estar sempre trabalhando e tomando decisões. É importante que se valorizem as iniciativas dos alunos para que eles busquem novas ideias e não a repetição e a reprodução, tão comuns nas escolas.

Outro componente importante é a auto-avaliação. A construção, a reflexão e a criatividade conduzem-no a desenvolver a capacidade de avaliar seu desempenho com objetivo de avençar sempre. A avaliação feita pelo professor é importante e, conjugada à do próprio aluno, faz com que se amplie a análise das suas possibilidades.

Por fim, a autonomia, outro princípio norteador do uso do portfólio. A criança percebe que pode trabalhar de forma independente e que não precisa ficar sempre aguardado orientação do professor.

8.            Segundo a autora Klenowski, o trabalho com o portfólio se baseia em seis princípios. Quais são?

Construção, reflexão, criatividade, auto-avaliação e auto-avaliação.

9.            O trabalho com o portfólio pode ser feito por um professor ou somente por vários?

Não é necessário que todos os professores de uma mesma escola iniciem o trabalho ao mesmo tempo. Talvez nem seja possível. O necessário é que toda a equipe compartilhe a mesma fundamentação teórica sobre aprendizagem e avaliação, apoiada em pesquisas atualizadas.

10.         Como ajudar os alunos avaliar o seu próprio trabalho com o portfólio?

O professor auxiliando os alunos a identificar e registrar os critérios de avaliação. Cabe ao professor orientá-los nas descobertas dos requisitos necessários à produção de um trabalho considerado adequado. O processo pode ter inicio com os alunos analisando as características de uma produção considerada adequada.

11.         Quais os componentes de um portfólio?

Os componentes são as melhores produções do aluno, por ele próprio selecionadas, com base nos objetivos de aprendizagem e nos critérios de avaliação formados com sua participação.

12.         O professor deve inserir itens no portfólio do aluno?

Essa inserção é questionável. Ela poderia fazer com que o aluno sentisse que aquele trabalho não lhe pertence inteiramente. Incluir trabalhos escolhidos pelo professor é uma decisão sua. Alguns professores poderão argumentar fortemente que nem sempre as escolhas dos alunos refletem suas capacidades.

13.         Quais alguns descritores de avaliação do portfólio em cursos superiores?

Cumprir os propósitos gerais, , cumprir o propósito específicos, apresenta análise do material incluído, Contém propostas/formulações/recomendações para enfrentamento das dificuldades relacionadas ao desenvolvimento da avaliação, apresentar textos descritos com correção, incluir reflexões sobre o processo de aprendizagem e de avaliação, apresentar organização que facilita a sua compreensão, apresentar síntese conclusiva e apresentar avaliação final do trabalho.

14.         Quais algumas dificuldades citadas pela autora na construção de portfólios nos cursos superiores?

Dificuldades percebidas a cada semestre é a formulação inicial de descritores de avaliação vagos. Outra dificuldade é a sobrecarga de trabalho e o engajamento dos alunos em um processo de trabalho bem diferente daquele ao qual têm sido submetidos.  A falta de hábito dos alunos de escrever, de analisar o que produzem e de escolher suas melhores produções; não-utilização de procedimento semelhante por outros professores do curso; não desenvolvimento do portfólio ao longo do semestre por parte de alguns alunos, ser encaixam com algumas dificuldades.

15.         Trabalhar com o portfólio significa assumir riscos. Quais riscos a autora menciona no texto estudado?

O primeiro deles é o portfólio reduzir-se a uma pasta em que se arquivam textos e se fazem registros das aulas. O portfólio pode ser considerado mais um dos modismos em educação. Ele pode ser entendido como um simples “instrumento” e não como um “procedimento” de avaliação. O professores e o alunos oferecem resistência inicial pro entenderem que terão muito mais trabalho do que antes.
Referências:

VILLAS Boas, Benigna Maria de Freitas. Potfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP:Papirus, 2004.

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