Situando o Portfólio
O estudo dirigido surge a partir do testo Situando o Portfólio que traz as diferentes concepções e características de um portfólio e suas contribuições para o ensino e a aprendizagem.
O estudo dirigido surge a partir do testo Situando o Portfólio que traz as diferentes concepções e características de um portfólio e suas contribuições para o ensino e a aprendizagem.
1.
O que é portfólio?
É uma pasta grande e fina em que os artistas
e os fotógrafos iniciantes colocam amostras de suas produções, as quais
apresentam a qualidade e a abrangência do seu trabalho, de modo a ser apreciado
por especialistas e professores.
2.
Outras formas de denominar o portfólio?
Porta-fólio e portfolio.
3.
De onde se originou o uso do portfólio em
educação?
Em educação, o portfólio apresenta várias
possibilidades: uma delas é a sua construção pelo aluno. Nesse caso, o
portfólio é uma coleção de suas produções, as quais apresentam as evidências de
sua aprendizagem.
4.
Diferença entre portfólio de arquivo de
trabalho?
De acordo com Easley e Mitchell. Um arquivo é
simplesmente uma coleção de trabalhos dos alunos. Em contraste, o portfólio é
uma seleção de trabalhos do aluno. Um portfólio não é apenas um arquivo, mas é
parte de um processo de avaliação que ensina os alunos a avaliar e apresentar
seus próprios trabalhos.
5.
Alguns objetivos comuns quanto ao uso do
portfólio?
Procuram motivar os alunos menos capazes ao
fornecer-lhes “algo para mostrar por esforços”, além do que poderia, de outra
forma, ser uma série decepcionante de notas e níveis;
Fornecem aos alunos oportunidades de declarar
sua identidade, documentar e mostrar coisas que são importantes para eles;
Oferecem aos alunos oportunidade de refletir
sobre suas experiências e seus extintos dentro e fora da escola e, assim
assumir maior responsabilidade por aquelas experiências e por aqueles êxitos;
Estimulam e apresentam alguma forma de
reconhecimento dos resultados e êxitos além do domínio acadêmico;
Fornecem evidências mais diversificadas da
competência do aluno e do sucesso ao público externo, como pais e empregadores.
6.
Cite os cincos elementos que o trabalho como
portfólio oferece.
Primeiro: o uso do portfólio beneficia
qualquer tipo de aluno. O desinibido, o tímido, o mais e o menos esforçado, o
que gosta de trabalhar em grupo e o que não gosta, o mais e o menos motivado ou
interessado pelo trabalho escolar, o que gosta de escrever e até o que não
gosta – porque ele pode passar a gostar assim como pode apresentar suas
produções usando outras linguagens.
Segundo: Os alunos declaram sua
identidade, isto é, mostram-se não apenas como alunos, mas como sujeitos
dispostos a aprender. Sua história de vida e suas experiências são conhecidas e
valorizadas.
Terceiro: As atividades escolares levam
em cotas as experiências vividas pelo aluno fora da escola, dando sentido à sua
aprendizagem.
Quarto: O aluno percebe que o trabalho
escolar lhe pertence; portanto, cabe-lhe assumir responsabilidade por sua
execução.
Quinto: Como o portfólio motiva o aluno a
buscar formas diferentes de aprender, suas produções revelam suas capacidades e
potencialidades, as quais poderão ser apreciadas por várias pessoas.
7.
Quais os princípios norteadores para o
trabalho com o portfólio? Explique cada um deles .
O primeiro deles é a construção. Essa
construção se assume de diferentes formas, dependendo da idade dos alunos, do
curso, da atividade a ser desenvolvida e o tempo disponível. A orientação que o
professor dará ao processo de construção também é viável.
Outro principio, reflexão, o aluno decide
oque incluir e, ao mesmo tempo analisa suas produções, tendo a chance de
refazê-las sempre que quiser e for necessário.
Criatividade, princípio que se acrescenta. O
aluno escolhe a maneira de organizar o portfólio e busca formas diferentes de
aprender. Ele é estimulado a estar sempre trabalhando e tomando decisões. É
importante que se valorizem as iniciativas dos alunos para que eles busquem
novas ideias e não a repetição e a reprodução, tão comuns nas escolas.
Outro componente importante é a
auto-avaliação. A construção, a reflexão e a criatividade conduzem-no a
desenvolver a capacidade de avaliar seu desempenho com objetivo de avençar
sempre. A avaliação feita pelo professor é importante e, conjugada à do próprio
aluno, faz com que se amplie a análise das suas possibilidades.
Por fim, a autonomia, outro princípio
norteador do uso do portfólio. A criança percebe que pode trabalhar de forma
independente e que não precisa ficar sempre aguardado orientação do professor.
8.
Segundo a autora Klenowski, o trabalho com o
portfólio se baseia em seis princípios. Quais são?
Construção, reflexão, criatividade,
auto-avaliação e auto-avaliação.
9.
O trabalho com o portfólio pode ser feito por
um professor ou somente por vários?
Não é necessário que todos os professores de
uma mesma escola iniciem o trabalho ao mesmo tempo. Talvez nem seja possível. O
necessário é que toda a equipe compartilhe a mesma fundamentação teórica sobre
aprendizagem e avaliação, apoiada em pesquisas atualizadas.
10.
Como ajudar os alunos avaliar o seu próprio
trabalho com o portfólio?
O professor auxiliando os alunos a
identificar e registrar os critérios de avaliação. Cabe ao professor
orientá-los nas descobertas dos requisitos necessários à produção de um
trabalho considerado adequado. O processo pode ter inicio com os alunos
analisando as características de uma produção considerada adequada.
11.
Quais os componentes de um portfólio?
Os componentes são as melhores produções do
aluno, por ele próprio selecionadas, com base nos objetivos de aprendizagem e
nos critérios de avaliação formados com sua participação.
12.
O professor deve inserir itens no portfólio
do aluno?
Essa inserção é questionável. Ela poderia
fazer com que o aluno sentisse que aquele trabalho não lhe pertence
inteiramente. Incluir trabalhos escolhidos pelo professor é uma decisão sua.
Alguns professores poderão argumentar fortemente que nem sempre as escolhas dos
alunos refletem suas capacidades.
13.
Quais alguns descritores de avaliação do
portfólio em cursos superiores?
Cumprir os propósitos gerais, , cumprir o
propósito específicos, apresenta análise do material incluído, Contém propostas/formulações/recomendações
para enfrentamento das dificuldades relacionadas ao desenvolvimento da
avaliação, apresentar textos descritos com correção, incluir reflexões
sobre o processo de aprendizagem e de avaliação, apresentar organização que facilita
a sua compreensão, apresentar síntese conclusiva e apresentar avaliação final
do trabalho.
14.
Quais algumas dificuldades citadas pela
autora na construção de portfólios nos cursos superiores?
Dificuldades percebidas a cada semestre é a
formulação inicial de descritores de avaliação vagos. Outra dificuldade é a
sobrecarga de trabalho e o engajamento dos alunos em um processo de trabalho
bem diferente daquele ao qual têm sido submetidos. A falta de hábito dos
alunos de escrever, de analisar o que produzem e de escolher suas melhores
produções; não-utilização de procedimento semelhante por outros professores do
curso; não desenvolvimento do portfólio ao longo do semestre por parte de
alguns alunos, ser encaixam com algumas dificuldades.
15.
Trabalhar com o portfólio significa assumir
riscos. Quais riscos a autora menciona no texto estudado?
O primeiro deles é o portfólio reduzir-se a
uma pasta em que se arquivam textos e se fazem registros das aulas. O portfólio
pode ser considerado mais um dos modismos em educação. Ele pode ser entendido
como um simples “instrumento” e não como um “procedimento” de avaliação. O
professores e o alunos oferecem resistência inicial pro entenderem que terão
muito mais trabalho do que antes.
Referências:
VILLAS Boas, Benigna Maria de Freitas. Potfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP:Papirus,
2004.
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