Estudo dirigido a partir dos textos "webfolios reflexivos: contributos para o desenvolvimento profissional do professor" e do texto "Webfolios: instrumentos de ‘avaliação autêntica’". Os quais trazem o conceito de webfolios e suas contribuições para a formação.
Quais as contribuições do webfolio para o processo de aprendizagem para o estudante?
· O estudante transforma-se num agente efetivo
do seu processo de aprendizagem;
·
Promove a evolução do saber e a inovação;
·
Dá a oportunidade de um estudo mais
aprofundado;
·
Proporciona um estudo mais interativo e
dinâmico;
·
Proporciona reflexão sobre tudo que foi
estudado;
· Proporciona a visibilidade dos conteúdos mais
rapidamente;
·
Basea-se na troca de ideias entre o autor e
queles a quem permite o acesso e a partilha;
·
Apoia uma construção crítica e colaborativa;
·
Contribui para o desenvolvimento pessoal e
profissional;
·
Contribui para competitividade;
·
Oportunidade de uma escrita mais social e
participativa;
·
Organização da informação;
·
Possibilidade de partilha e colaboração
direta;
·
Interação e espaço para reflexão;
·
Enriquecimento da leitura;
· Abre espaço a criatividade, a autorreflexão e
a compreensão dos conceitos.
Como organizar
o webfolio?
· Primeiro tem que haver planejamento,
organização e atualização das produções em um período de tempo;
· Deve conter todo o material utilizado e não
apenas uma parte.
O webfolio
congrega com qual perspectiva de avaliação?
Proporciona a oportunidade de mostrar conhecimentos e
capacidades que não são facilmente observáveis através de outros meios de
avaliação e permite sempre a avaliação do processo, mesmo quando se centra no
produto.
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