sábado, 27 de junho de 2015

Estudo dirigido


Estudo dirigido a partir dos textos "webfolios reflexivos: contributos para o desenvolvimento profissional do professor" e do texto  "Webfolios: instrumentos de ‘avaliação autêntica’". Os quais trazem o conceito de webfolios e suas contribuições para a formação.




Quais as contribuições do webfolio para o processo de aprendizagem para o estudante?


·    O estudante transforma-se num agente efetivo do seu processo de aprendizagem;
·         Promove a evolução do saber e a inovação;
·         Dá a oportunidade de um estudo mais aprofundado;
·         Proporciona um estudo mais interativo e dinâmico;
·         Proporciona reflexão sobre tudo que foi estudado;
·       Proporciona a visibilidade dos conteúdos mais rapidamente;
·         Basea-se na troca de ideias entre o autor e queles a quem permite o acesso e a partilha;
·         Apoia uma construção crítica e colaborativa;
·         Contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional;
·         Contribui para competitividade;
·         Oportunidade de uma escrita mais social e participativa;
·         Organização da informação;
·         Possibilidade de partilha e colaboração direta;
·         Interação e espaço para reflexão;
·         Enriquecimento da leitura;
·      Abre espaço a criatividade, a autorreflexão e a compreensão dos conceitos.

    Como organizar o webfolio?

· Primeiro tem que haver planejamento, organização e atualização das produções em um período de tempo;
·    Deve conter todo o material utilizado e não apenas uma parte.

   O webfolio congrega com qual perspectiva de avaliação?

Proporciona a oportunidade de mostrar conhecimentos e capacidades que não são facilmente observáveis através de outros meios de avaliação e permite sempre a avaliação do processo, mesmo quando se centra no produto. 

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