terça-feira, 17 de novembro de 2015

Minha história

Avaliações vivenciadas no decorrer da história de vida estudantil




Lembro-me pouco de minha vida estudantil, principalmente referindo-se ao ensino fundamental. Existem lembranças de colegas e professores, mas recordar em detalhes é uma tarefa desafiadora. Do pré escolar, assim chamado na época, até a 4ª série estudei em uma única escola a qual era do sistema de ensino estadual e posteriormente da 5ª série do fundamental ao 3º ano do ensino médio estudei em outra escola de rede estadual.
Inicio descrevendo sobre a 1ª e 2ª série, onde recordo apenas que fazíamos algumas atividades que tinham muitas imagens e usávamos recortes, colagens e pinturas, eram feitas em sala de aula. Também membro de umas atividades que eram feitas pela professora através de papel carbono, instruídas para serem feitas em casa, as quais tínhamos que entregar na aula seguinte onde a professora corrigia e nos devolvia para mostrarmos o visto recebido a nossos pais. Os vistos geralmente eram classificados em regular, bom, excelente, não lembro de mais nada nesta fase.
Em relação a 3ª e 4ª séries foram fases em que marcaram um pouco mais minhas lembranças escolares, pois foi uma época em que me destaquei como aluna excelente. As avaliações usadas aram atividades em sala de aula, as quais a professora dava um determinado tempo para resolvê-la, geralmente eu terminava em primeiro lugar e isso era bem valorizado pela professora que me elogiava constantemente. Essas atividades eram corrigidas uma a uma por ela e caso alguém não tivesse feito correto ela dava uma dica de como fazer e pedia para voltássemos a tentar resolver, neste caso quando era feita em sala de aula.
A junção de todas as atividades feitas na sala resultavam em pontos que eram unidos com as outras avaliações, também recordo-me que testes por escrito ou provas orais eram feitas bimestralmente e quem tirasse nota abaixo de 7,0 fazia uma recuperação e quem atingisse acima de 7,0 estava aprovado no bimestre , para quem tirou nota baixa era feito uma revisão antes da prova e os demais estavam liberados desta aula, pois acreditava-se que se já tínhamos passados na avaliação não era adequado que permanecêssemos na sala de aula porque poderia atrapalhar os que necessitavam de maior atenção.
Outras formas de avaliações existentes neste período eram alguns trabalhos em grupo para serem feitos em casa, não eram seminários, eram algum tipo de experiências ou pesquisas que envolviam o nosso cotidiano. Entregávamos os trabalhos, os quais eram devolvidos com o visto do professor e não tinha nenhum tipo de correção que nos dirigisse a rever alguma parte da atividade e tentássemos novamente. De acordo com LUCKESI isso é a chamada atenção na promoção, onde notas e médias vão sendo obtidas sem a importância de como foram manipuladas ou operadas.
Tratando-se da 5ª série, foi um período de transição onde me deparei com uma quantidade maior de disciplinas e professores como também com uma nova escola, foi uma fase de mudanças. De início foi bem difícil organizar as disciplinas e manusear a quantidade de livros disponíveis. Referindo-se as avaliações, a maioria dos professores utilizavam a prova escrita como forma avaliativa, também aparecem como uma novidade os seminários em grupos, as notas eram bimestrais e todas tinham recuperações, a prova final para quem não atingisse média geral igual a 7,0.
Não obtenho lembranças diferenciadas para 6ª a 8ª série, pois os professores foram sempre os mesmos e nada de novo existiu no decorrer do ensino fundamental. Posso afirma que hoje estudando a disciplina de Avaliação da Aprendizagem, percebo que minha formação no Fundamental foi baseada totalmente na pedagogia do exame onde os docentes davam importância apenas as notas obtidas valorizando mais, aqueles que se destacavam.
Minha experiência no ensino médio também foi na mesma escola citada anteriormente, meus professores se baseavam no mecanicismo. Apenas uma professora de português era totalmente diferente, procurava sempre novos meios de ensinar e movimentar a sala de aula, demostrava-se interessada na aprendizagem. Porém ela e todos os outros professores não deixavam de utilizar dos exames quando refiro-me a forma de avaliação, pois em nenhuma das atividades propostas era utilizado o feedback para orientar o nosso aprendizado.
Esses aspectos vem mudando em minha vida estudantil na universidade, apesar que ainda existem professores que nos bloqueiam totalmente em sala de aula, nos levando apenas ao medo. Na universidade vários professores utilizam da avaliação para nos encaminhar ao aprendizado com sucesso, em algumas disciplinas como, por exemplo, Avaliação da Aprendizagem, somos levados a nos expressar, comunicar-se com todos os colegas, sem que nosso pensamento seja julgado se somos mais inteligentes que o outro como faz a avaliação classificatória, ao contrário temos a oportunidade de aprendermos mais através de discussões profundas.
Percebo que neste nível de ensino a maioria dos professores tem um interesse maior para que seus alunos aprendam, entendem que o sucesso alcançado dependem da forma como eles ensinam e avaliam, mas ainda existem alguns docentes que utilizam do poder para nos avaliar e acredito que esse tipo de atitude desestimule o aluno e lavam ao medo, contribuindo às vezes para desistência dos estudos. Hoje com o estudo desta disciplina vejo a importância de examinar e avaliar e acredito que está sendo um estudo de grande importância para que eu pudesse perceber as melhore formas de envolver o aluno ao aprendizado e para que percebesse que o sucesso do aluno também refletirá no meu sucesso profissional.


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