Lembro-me pouco de minha
vida estudantil, principalmente referindo-se ao ensino fundamental. Existem
lembranças de colegas e professores, mas recordar em detalhes é uma tarefa
desafiadora. Do pré escolar, assim chamado na época, até a 4ª série estudei em
uma única escola a qual era do sistema de ensino estadual e posteriormente da
5ª série do fundamental ao 3º ano do ensino médio estudei em outra escola de
rede estadual.
Inicio descrevendo sobre a
1ª e 2ª série, onde recordo apenas que fazíamos algumas atividades que tinham
muitas imagens e usávamos recortes, colagens e pinturas, eram feitas em sala de
aula. Também membro de umas atividades que eram feitas pela professora através
de papel carbono, instruídas para serem feitas em casa, as quais tínhamos que
entregar na aula seguinte onde a professora corrigia e nos devolvia para
mostrarmos o visto recebido a nossos pais. Os vistos geralmente eram classificados
em regular, bom, excelente, não lembro de mais nada nesta fase.
Em relação a 3ª e 4ª séries
foram fases em que marcaram um pouco mais minhas lembranças escolares, pois foi
uma época em que me destaquei como aluna excelente. As avaliações usadas aram
atividades em sala de aula, as quais a professora dava um determinado tempo
para resolvê-la, geralmente eu terminava em primeiro lugar e isso era bem
valorizado pela professora que me elogiava constantemente. Essas atividades
eram corrigidas uma a uma por ela e caso alguém não tivesse feito correto ela
dava uma dica de como fazer e pedia para voltássemos a tentar resolver, neste
caso quando era feita em sala de aula.
A junção de todas as
atividades feitas na sala resultavam em pontos que eram unidos com as outras
avaliações, também recordo-me que testes por escrito ou provas orais eram
feitas bimestralmente e quem tirasse nota abaixo de 7,0 fazia uma recuperação e
quem atingisse acima de 7,0 estava aprovado no bimestre , para quem tirou nota
baixa era feito uma revisão antes da prova e os demais estavam liberados desta
aula, pois acreditava-se que se já tínhamos passados na avaliação não era
adequado que permanecêssemos na sala de aula porque poderia atrapalhar os que
necessitavam de maior atenção.
Outras formas de avaliações
existentes neste período eram alguns trabalhos em grupo para serem feitos em
casa, não eram seminários, eram algum tipo de experiências ou pesquisas que
envolviam o nosso cotidiano. Entregávamos os trabalhos, os quais eram
devolvidos com o visto do professor e não tinha nenhum tipo de correção que nos
dirigisse a rever alguma parte da atividade e tentássemos novamente. De acordo
com LUCKESI isso é a chamada atenção na promoção, onde notas e médias vão sendo
obtidas sem a importância de como foram manipuladas ou operadas.
Tratando-se da 5ª série, foi
um período de transição onde me deparei com uma quantidade maior de disciplinas
e professores como também com uma nova escola, foi uma fase de mudanças. De
início foi bem difícil organizar as disciplinas e manusear a quantidade de
livros disponíveis. Referindo-se as avaliações, a maioria dos professores
utilizavam a prova escrita como forma avaliativa, também aparecem como uma
novidade os seminários em grupos, as notas eram bimestrais e todas tinham
recuperações, a prova final para quem não atingisse média geral igual a 7,0.
Não obtenho lembranças
diferenciadas para 6ª a 8ª série, pois os professores foram sempre os mesmos e
nada de novo existiu no decorrer do ensino fundamental. Posso afirma que hoje
estudando a disciplina de Avaliação da Aprendizagem, percebo que minha formação
no Fundamental foi baseada totalmente na pedagogia do exame onde os docentes
davam importância apenas as notas obtidas valorizando mais, aqueles que se
destacavam.
Minha experiência no ensino
médio também foi na mesma escola citada anteriormente, meus professores se
baseavam no mecanicismo. Apenas uma professora de português era totalmente
diferente, procurava sempre novos meios de ensinar e movimentar a sala de aula,
demostrava-se interessada na aprendizagem. Porém ela e todos os outros
professores não deixavam de utilizar dos exames quando refiro-me a forma de
avaliação, pois em nenhuma das atividades propostas era utilizado o feedback
para orientar o nosso aprendizado.
Esses aspectos vem mudando
em minha vida estudantil na universidade, apesar que ainda existem professores
que nos bloqueiam totalmente em sala de aula, nos levando apenas ao medo. Na
universidade vários professores utilizam da avaliação para nos encaminhar ao aprendizado
com sucesso, em algumas disciplinas como, por exemplo, Avaliação da
Aprendizagem, somos levados a nos expressar, comunicar-se com todos os colegas,
sem que nosso pensamento seja julgado se somos mais inteligentes que o outro como
faz a avaliação classificatória, ao contrário temos a oportunidade de aprendermos
mais através de discussões profundas.
Percebo que neste nível de
ensino a maioria dos professores tem um interesse maior para que seus alunos
aprendam, entendem que o sucesso alcançado dependem da forma como eles ensinam
e avaliam, mas ainda existem alguns docentes que utilizam do poder para nos
avaliar e acredito que esse tipo de atitude desestimule o aluno e lavam ao
medo, contribuindo às vezes para desistência dos estudos. Hoje com o estudo
desta disciplina vejo a importância de examinar e avaliar e acredito que está
sendo um estudo de grande importância para que eu pudesse perceber as melhore
formas de envolver o aluno ao aprendizado e para que percebesse que o sucesso
do aluno também refletirá no meu sucesso profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário