terça-feira, 17 de novembro de 2015

Síntese - Seminário 4


Síntese produzida durante a apresentação do seminário sobre o texto:

Avaliação da aprendizagem escolar: Um ato amoroso

Avaliar um ato não amoroso

A avaliação escolar é baseada em uma prática ameaçadora, autoritária, seletiva. Foi introduzida entre os séculos XVI e XVII. Onde na verdade essa avaliação da aprendizagem descria ser algo bom que levasse o aluno a construir seu conhecimento.

Influências para o modelo de avaliação

Os professores hoje são mais resistentes e talvez por isso descontam em seus alunos o que passaram no passado. A sociedade por si só não é amorosa e por isso a avaliação deixa de ser realizada de forma amorosa. Para o professor é mais fácil utilizar uma metodologia que seja mais fácil para ele e para os outros, deixando de fora a aprendizagem do aluno.

Avaliação como um ato amoroso

O professor deve avaliar o aluno buscando que ele aprenda, mostrando os caminhos para que ele construa seu conhecimento sobre a aprendizagem. Não deixar o aluno por conta própria e apenas cobrar dele, mas sim ajudá-lo a chegar em seus propósitos.

Uso escolar da avaliação da aprendizagem

A avaliação é para educar o aluno a buscar seus conhecimentos pessoais. Essa avaliação como ato amoroso pode contribuir tanto para o discente como para o docente.

Auxiliar o educando no seu desenvolvimento pessoal

Auxiliar o aluno a buscar seus conhecimentos e com isso ele passa a aprender por ele mesmo.

Funções da Avaliação

Deve auxiliar a aprendizagem e estar atento quanto a correção da avaliação como a forma em que o professor corrige, o modo como entrega, por exemplo, não deve avisar que vai entregar primeiro quem tirou nota boa e depois quem não atingiu a nota adequada. Ainda, o professor deve observar o que foi feito depois da entrega.


Referências:

LUCKESI, Copriano Carlos. Avaliação Educacional Escolar: para além do autoritarismo. In: LICKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 201-213.

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