Avaliação
Educacional Escolar: Para além do autoritarismo
Discute sobre a fenomenologia do autoritarismo presente em nossas práticas avaliativas, seu significado e as possibilidades de sua ultrapassagem.
Discute sobre a fenomenologia do autoritarismo presente em nossas práticas avaliativas, seu significado e as possibilidades de sua ultrapassagem.
A avaliação de aprendizagem
no Brasil é totalmente conservadora e têm um modelo liberal baseada em três
pedagogias, as quais todas possuem o mesmo objetivo: a conservação da
sociedade. São elas a pedagogia tradicional, renovador e a tecnicista. Outros
modelos sociais são a libertadora libertária e a socioculturais, que vieram com
o objeto de moldar a sociedade.
O modelo conservador pratica
a domesticação, reprodução e conservação da sociedade e a avaliação será disciplinador.
O modelo transformador procura superar o autoritarismo e estabelece a autonomia
do educando. Alguns exemplos de autoritarismo comuns são dados relevantes ao
humor do professor e as chamadas “pegadinhas nos testes”, isso acaba gerando o
medo no educando. Ainda a forma de avaliar um aluno deve ser igual para todos.
O texto nos leva a refletir
que o raciocínio do aluno às vezes é desconsiderado, pois dependendo de como
seja o professor, autoritário ou não, talvez ele exija do aluno um raciocínio
totalmente igual ao dele. Ainda podem haver casos mais graves por parte do
professor e refletimos o por que de tanto autoritarismo.
As diversas consequências
dessas formas de avaliar gera a opressão do educando, perda do significado
constitutivo entre outros.
É possível ultrapassar o
autoritarismo com mudanças na teoria e na prática, preocupa-se com a
transformação social, resgatar o levantamento para ver a aprendizagem, neste
caso o professor tem o papel de companheiro do aluno.
O modo prático de uma
avaliação diagnostica retificação da aprendizagem a partir do mínimo necessário.
A conclusão é que avaliação não pode ser mecânica e tem que ser definida,
proporcionando a capacidade e a participação na vida social democrática.
Referências:
LUCKESI,
Copriano Carlos. Avaliação Educacional Escolar: para além do autoritarismo. In:
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da
aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez,
2011, p. 75-93.
Harrah's Cherokee Casino & Hotel - MapYRO
ResponderExcluirCompare Harrah's Cherokee Casino & 안동 출장안마 Hotel location 시흥 출장마사지 in Cherokee, NC. Find 세종특별자치 출장마사지 reviews and discounts 경상남도 출장마사지 for AAA/AARP members, seniors, 보령 출장안마