terça-feira, 17 de novembro de 2015

Síntese - Seminário 1



Avaliação Educacional Escolar: Para além do autoritarismo

Discute sobre a fenomenologia do autoritarismo presente em nossas práticas avaliativas, seu significado e as possibilidades de sua ultrapassagem.

A avaliação de aprendizagem no Brasil é totalmente conservadora e têm um modelo liberal baseada em três pedagogias, as quais todas possuem o mesmo objetivo: a conservação da sociedade. São elas a pedagogia tradicional, renovador e a tecnicista. Outros modelos sociais são a libertadora libertária e a socioculturais, que vieram com o objeto de moldar a sociedade.
O modelo conservador pratica a domesticação, reprodução e conservação da sociedade e a avaliação será disciplinador. O modelo transformador procura superar o autoritarismo e estabelece a autonomia do educando. Alguns exemplos de autoritarismo comuns são dados relevantes ao humor do professor e as chamadas “pegadinhas nos testes”, isso acaba gerando o medo no educando. Ainda a forma de avaliar um aluno deve ser igual para todos.
O texto nos leva a refletir que o raciocínio do aluno às vezes é desconsiderado, pois dependendo de como seja o professor, autoritário ou não, talvez ele exija do aluno um raciocínio totalmente igual ao dele. Ainda podem haver casos mais graves por parte do professor e refletimos o por que de tanto autoritarismo.
As diversas consequências dessas formas de avaliar gera a opressão do educando, perda do significado constitutivo entre outros.
É possível ultrapassar o autoritarismo com mudanças na teoria e na prática, preocupa-se com a transformação social, resgatar o levantamento para ver a aprendizagem, neste caso o professor tem o papel de companheiro do aluno.
O modo prático de uma avaliação diagnostica retificação da aprendizagem a partir do mínimo necessário. A conclusão é que avaliação não pode ser mecânica e tem que ser definida, proporcionando a capacidade e a participação na vida social democrática.


Referências:
LUCKESI, Copriano Carlos. Avaliação Educacional Escolar: para além do autoritarismo. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 75-93.

Um comentário:

  1. Harrah's Cherokee Casino & Hotel - MapYRO
    Compare Harrah's Cherokee Casino & 안동 출장안마 Hotel location 시흥 출장마사지 in Cherokee, NC. Find 세종특별자치 출장마사지 reviews and discounts 경상남도 출장마사지 for AAA/AARP members, seniors, 보령 출장안마

    ResponderExcluir