terça-feira, 17 de novembro de 2015

Síntese - Seminário 2



Avaliação do aluno: a favor ou contra a democratização do ensino?

Esse texto aborda sobre a possibilidade da prática da avaliação da aprendizagem subsidiar a democratização do saber e da sociedade.

Alguns elementos definem a democratização do ensino, permanência do educando na escola e a consequente terminalidade escolar; questão da qualidade de ensino.
Na verdade a avaliação hoje está totalmente contra a democratização, pois temos um tipo de avaliação totalmente excludente. A avaliação tem alguns aspectos de grande importância como o juízo de qualidade, os dados relevantes, padrão ideal de julgamento e a tomada de decisão.
Para evitar o arbítrio na qualificação do aluno deve-se usar o uso de dados relevantes e deve-se ter em vista sua aprovação ou reprovação.
O contrabando entre qualidade e quantidade é uma forma em que os alunos são aprovados sem obterem os conhecimentos necessários.

Referências:

LUCKESI, Copriano Carlos. Avaliação Educacional Escolar: para além do autoritarismo. In: LICKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 95-118.

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