Avaliação
do aluno: a favor ou contra a democratização do ensino?
Esse texto aborda sobre a possibilidade da prática da avaliação da aprendizagem subsidiar a democratização do saber e da sociedade.
Alguns elementos definem a
democratização do ensino, permanência do educando na escola e a consequente
terminalidade escolar; questão da qualidade de ensino.
Na verdade a avaliação hoje
está totalmente contra a democratização, pois temos um tipo de avaliação
totalmente excludente. A avaliação tem alguns aspectos de grande importância
como o juízo de qualidade, os dados relevantes, padrão ideal de julgamento e a
tomada de decisão.
Para evitar o arbítrio na
qualificação do aluno deve-se usar o uso de dados relevantes e deve-se ter em
vista sua aprovação ou reprovação.
O contrabando entre
qualidade e quantidade é uma forma em que os alunos são aprovados sem obterem
os conhecimentos necessários.
Referências:
LUCKESI, Copriano Carlos. Avaliação
Educacional Escolar: para além do autoritarismo. In: LICKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar:
estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 95-118.
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