Síntese produzida durante o seminário apresentado em sala de aula a partir do texto:
Avaliação da Aprendizagem e Ética: O individual e o coletivo na avaliação da aprendizagem
Avaliação da Aprendizagem e Ética: O individual e o coletivo na avaliação da aprendizagem
Esse texto trás uma reflexão sobre a coleta de dados sobre o
desempenho da aprendizagem dos alunos. Procura mostrar que os professores
muitas vezes dificulta a avaliação para o aluno, cobrando às vezes, a mais, sem
que ele tivesse abordado determinado conteúdo da forma que está cobrando.
O professor passa a ser ético quando ele cobra aquilo que
ensinou à esse aluno, colaborando com desta forma, para que o aluno não falte
com ética também.
O estudante nesse processo necessita do educador ao lado
dele, não para fazer por ele, mas como um reforço para o que se pretende
atingir.
Não se deve avaliar apenas o individual, mas também o
coletivo, para que o desempenho da prática na escola evolua.
LUCKESI, Cipriano Carlos. A avaliação da aprendizagem escolar: um ato amoroso. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo:Cortez, 2011,p. 243-250/261-266.
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